Associação Norte do Pará

Liberdade Religiosa

Liberdade Religiosa


  • Compartilhar:

Orientações para Líder de Liberdade Religiosa na Igreja Adventista do Sétimo Dia

1) Inspiração: Você e a missão!

“Nossas palavras, quer faladas quer escritas, devem ser cuidadosamente consideradas, para que não sejamos tidos na conta de proferir coisas que nos façam parecer contrários à lei e à ordem. [...] Temos de avançar em nome de Cristo, defendendo as verdades que nos foram confiadas.” (Ellen G. White, Obreiros Evangélicos, p. 390). 

Deus chama Sua igreja para que defenda a liberdade religiosa como um direito fundamental, sempre com prudência e respeito às autoridades, mas sem abrir mão dos princípios bíblicos. Defender a liberdade de adorar e obedecer a Deus é defender a própria essência da fé, avançando em nome de Cristo e proclamando as verdades com sabedoria e coragem. 

2) Todos envolvidos na missão: Suas principais atribuições!

O Ministério de Liberdade Religiosa protege o direito de adotar, expressar e viver uma religião, promovendo a liberdade de culto e a conscientização pública. Suas possibilidades devem ser utilizadas de maneira estratégica.

1. Defesa dos direitos e orientação jurídica - Ofereça suporte aos membros que enfrentam intolerância religiosa em situações de trabalho, escola ou comunidade, com foco na preservação do direito à observância do sábado e apoio jurídico quando necessário.

2. Relações com autoridades e organização de eventos - Realize visitas e diálogos com autoridades civis e religiosas em parceria com o pastor. Promove congressos, seminários e festivais de liberdade religiosa com o objetivo de conscientizar sobre os direitos de liberdade de crença e homenagear autoridades que defendem essa causa.

3. Educação e conscientização da igreja - Informe a igreja sobre os direitos constitucionais de liberdade religiosa, a legislação contra intolerância e o contexto de liberdade religiosa como um direito humano essencial, promovendo a educação sobre o tema em reuniões e eventos específicos.

4. Monitoramento de questões governamentais e jurídicas - Mantenha contato com o Departamento de Liberdade Religiosa da Associação para monitorar e interpretar as leis e tendências que possam afetar a liberdade religiosa, atuando com prudência nas questões judiciais e buscando soluções administrativas.

5. Apoio Espiritual e Promoção de Testemunhos - Organiza cultos e reuniões de testemunho para fortalecer os membros que enfrentam perseguição e reconhecer aqueles que trabalham em prol da liberdade religiosa. Utiliza o Sábado de Liberdade Religiosa para seminários e reflexões sobre o tema.

3) Orientações Gerais:

• Participação em fóruns e associações - Participe de fóruns e encontros regionais e internacionais de liberdade religiosa, como a Associação Internacional de Liberdade Religiosa, fortalecendo as redes de contato e acessando os materiais mais atualizados.

• FORLIR – Seja membro do FORLIR, Fórum Regional de Liberdade Religiosa (adv.st/forlir), e conheça seus objetivos e propósitos.

• Fortalecimento do Ministério através de capacitação - Estudar materiais essenciais da área, como o Manual Prático para Diretores de Liberdade Religiosa (https://downloads.adventistas.org/pt/liberdade-religiosa/manuais-e-guias/manual-pratico-para-diretores-de-liberdade-religiosa/), as declarações e documentos da igreja (adv.st/declaracoesoficiais), declarações da igreja sobre Liberdade Religiosa. (adv.st/liberdadereligiosa-estado), os artigos 5º e 19 da Constituição Federal (adv.st/direitosdeveres), a legislação sobre crimes de intolerância religiosa, especialmente a Lei 9.459, de 13 de maio de 1997 (adv.st/lei9459) e outros. Além disso, acesse e pesquise o conteúdo e os recursos do site oficial de Liberdade Religiosa. (adv.st/liberdadereligiosa).

• Organização de grupos de oração e estudos - Incentive a igreja a formar grupos para orar pela liberdade religiosa e estudar seus fundamentos bíblicos e legais, capacitando membros a defenderem seus direitos com um testemunho positivo.

• Diálogo e respeito inter-religioso - Promova o entendimento sobre o que é liberdade religiosa, diferenciando-o de ecumenismo (adv.st/artigosecumenismo), e esclareça a importância de defender os direitos de todas as crenças de forma respeitosa, educando sobre a dignidade e o respeito a todas as religiões.

• Documentos - Tenha sempre disponível os documentos necessários para defesa da liberdade religiosa dos membros da igreja, como declarações e requerimentos relativos à guarda do sábado, encontradas na página adv.st/leisabado.

Lembre-se que sua missão promover a liberdade e o amor de Deus para salvar! Que Deus te use e capacite para ensinar na sua igreja o que diz João 3: 16, pois, assim como Deus amou a todos, devemos também amar . Sigamos todos envolvidos em amor ao Senhor e à missão.

Fonte: Manual da Igreja, Ed. 2023, disponível em: https://recursos.adventistas.org.pt/secretaria/manuais-e-guias/manual-da-igreja/.

Para materiais e novidades clique abaixo e acesse nossa central de downloads:

  • Compartilhar: