Associação Norte do Pará

Planejamento

Planejamento


  • Compartilhar:

O planejamento da Associação Norte do Pará (ANPa) tem o objetivo de fortalecer a unidade e a missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, integrando todos os departamentos em ações estratégicas e inovadoras. O tema do planejamento: Fortes na Palavra: todos envolvidos na missão, reforça o foco no evangelismo, no pastoreio e no crescimento espiritual. O planejamento visa envolver líderes, igrejas e membros em atividades na pregação do evangelho, no discipulado e no fortalecimento das comunidades locais.

Em 2025 ANPa vai atuar com um projeto de excelência missionária em que cada membro da igreja local, e ativo na Unidade de Ação da Escola Sabatina, seja um agente de esperança. O projeto "Fortes na Palavra" fortalece o movimento da União Norte Brasileira, com o objetivo de envolver todos plenamente na missão. Nesse sentido, o desafio é motivar cada membro a ‘‘estudar a Palavra, viver a Palavra e ensinar a Palavra‘‘, com base no testemunho pessoal e nas diversas frentes missionárias da igreja.

MISSÃO: Todo o território da ANPa está definido pelos limites geográficos que contempla a missão (o “mundo a ser alcançado”) para cada distrito. Esse, por sua vez, estão demarcados territorialmente por congregações e, essas, por unidades de ação. Nossa missão inicia com o movimento missionário em cada unidade e, por alcance de envolvimento, contemplará todo o território da ANPa, sendo esse o “nosso mundo” a ser evangelizado. Estamos em movimento, temos pouco tempo e Jesus precisa voltar!

PASTOREAMENTO: Outro destaque do plano estratégico é o pastoreamento que vai gerar o movimento evangelístico almejado. A “rede de pastoreamento” é formada desde a presidência da ANPa, que pastoreia os departamentais. Assim, cada departamental, segue pastoreando seu grupo de distritais organizados em pequenos grupos e regiões e, cada distrital, atua pastoreando o ancionato. Esse, por sua vez, pastoreia os professores das Unidades de Ação, que exercem o pastoreamento direto dos membros daquela unidade. 

INTEGRAÇÃO: Cada Unidade de Ação integrada ao Pequeno Grupo (UAPG) deve ser uma força missionária em sua região geográfica, já delimitada no planejamento pastoral, dentro do distrito. Cada aluno da Escola Sabatina é pastoreado pelo seu líder de UAPG, para que desenvolva uma vida espiritual plena, reavivado pelo estudo, vivência e ensino da Palavra. Dessa forma, cada membro do UAPG deve ser:

  • Forte na Palavra, na oração e no estudo da lição da Escola Sabatina
  • Forte no testemunho em viver a Palavra tendo uma vida piedosa e seu relacionamento intencional inspirado no amor ao próximo
  • Forte na missão buscando apresentar e discipular pessoas para Cristo

NOSSO PROPÓSITO: "E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.”

NOSSOS VALORES: Os valores adventistas do sétimo dia estão fundamentados na revelação bíblica e na vida de Jesus Cristo. Pela graça de Deus, cada pessoa recebe dons essenciais para servir nas diversas atividades da família da igreja. A 10 05 (REA, p.67)

NOSSA MISSÃO: Fazer discípulos de Jesus Cristo que vivam como Suas testemunhas amorosas, proclamando o evangelho eterno das três mensagens angélicas em preparação para Seu breve retorno (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; Apocalipse 14:6-12).Testemunhar pela palavra e pela vida no poder do Espírito Santo, conforme ordenado a Israel (Isaías 43:10) e a Jesus ressuscitado (Atos 1:8). A 20 10 (REA, p.80)

NOSSO MÉTODO: Guiados pela Bíblia e pelo Espírito Santo, os Adventistas do Sétimo Dia buscam cumprir a missão através de viver como Cristo, comunicando, discipulando, ensinando, curando e servindo. A 05 10 (REA, p.65)

NOSSA VISÃO: Em harmonia com a revelação bíblica, os Adventistas do Sétimo Dia veem a restauração de toda a criação à completa harmonia com a vontade perfeita e justiça de Deus como o clímax do plano divino. A 05 15 (REA, p.65)

IMPLEMENTAÇÃO DA NOSSA VISÃO: Os Adventistas do Sétimo Dia afirmam a Bíblia como a revelação infalível de Deus, aceitando sua autoridade na vida da igreja e de cada crente, essencial para fé e doutrina. A 09 10 (REA, p.66). Essa visão é única para igreja em todo mundo. Portanto, a ANPa atua de forma integrada com a visão a Igreja Adventista Mundial.

NOSSA IDENTIDADE: A Igreja Adventista do Sétimo Dia se vê como a Igreja remanescente da profecia bíblica do tempo do fim.Os Adventistas do Sétimo Dia são chamados por Deus a viver neste mundo, realizando cada ação "em nome de Jesus" e promovendo o avanço do Seu reino. A 09 05 (REA, pp.65-66)

NOSSO COMPROMISSO TOTAL COM DEUS: Cada Adventista do Sétimo Dia, seja obreiro ou membro voluntário, recebeu o Dom do Espírito Santo para crescer espiritualmente e usar dons espirituais no testemunho e serviço. A 15 10 (REA, pp.70-71). A presença do Espírito Santo na vida do crente é demonstrada por:

  • MANTER UM LAR CRISTÃO - Onde os padrões e princípios de Cristo são ensinados e exemplificados.
  • VIVER COM REGOZIJO NA SALVAÇÃO - Movido pelo Espírito Santo para um testemunho pessoal eficaz e desenvolvimento de um caráter amoroso conforme a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.
  • USAR OS DONS ESPIRITUAIS - Concedidos por Deus a cada indivíduo.
  • DEDICAR TEMPO E RECURSOS - Com oração e sistematicamente, na proclamação do evangelho, tornando-se "sal" e "luz" do Senhor na família e no serviço assistencial, motivados pela breve volta de Cristo e Sua comissão de pregar o evangelho.
  • PLANO DE CRESCIMENTO - Em um plano sistemático de crescimento e avaliação, formando uma sociedade espiritualmente responsável e mutuamente solidária, com o objetivo de ajudar uns aos outros em oração.

A VERDADEIRA MEDIDA DO ÊXITO: O mandato espiritual é simples: "Ide", "ensinai", "batizai", "fazei discípulos" (Mateus 28:19-20).Devemos nos lembrar que todos os obreiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia deverão lembrar que cada um terá que prestar contas a Deus em relação a esse mandato. Algum dia, no grande tribunal, o Senhor perguntará: "O que você fez, apoiado em Minha graça, com os seus dons, talentos e com as oportunidades que lhe dei?". O compromisso total com Deus e cumprimento dessa comissão, que continua sendo a causa única e verdadeira medida do êxito. A 15 10 (REA, p.79). "A salvação de almas deve ser o primeiro objetivo de cada ministro do evangelho. Nada mais deve ser considerado de tanta importância."Obreiros Evangélicos, p. 15.

ESTRATÉGIAS: As ações do campo fortalecem a visão estratégica do planejamento anual, conforme é possível verificar no quadro abaixo:

FOCO NO ESTUDO BÍBLICO: Sábados destinados aos Estudos Bíblicos: 1º, 2º, 3º e 5º sábados. Ações um sábado por mês para treinamento. O quarto sábado do primeiro e segundo mês do trimestre. No último mês o quarto sábado será celebração do 13º com batismo.

Veja mais:

Abaixo você assiste ao treinamento para a liderança da ANPA em 2025. Fortes na Palavra: todos envolvidos na missão!

  • Compartilhar: