Associação Norte do Pará

Ancionato

Ancionato


  • Compartilhar:

Orientações para Líder do Ancionato

1) Inspiração: Você e a missão!

“Os que ocupam a posição de subpastores devem exercer atento cuidado sobre o rebanho do Senhor. [...] Ministrar significa mais que pregar sermões; significa trabalho zeloso e pessoal” (Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, v. 2007, p. 367 [295]). 

O ancião deve usar de suas habilidades para olhar pelas ovelhas que Deus colocou sob seus cuidados, liderando de forma sábia e exemplar. O seu desafio enquanto ancião da sua igreja é atrair e manter os membros no rebanho do pastor, contribuindo para o crescimento do evangelho.

2) Suas principais atribuições!

O papel dos anciãos vai muito além de auxiliar nos cultos. Como líderes espirituais, eles possuem áreas específicas de atuação e responsabilidades na igreja.

1. Liderança Espiritual - Na ausência do pastor, lidere espiritualmente a congregação, buscando orientar a igreja a uma experiência cristã mais profunda.

2. Administração da Igreja - Seja reponsável pela administração em ausência do pastor, dirija reuniões e comissões, acompanhando o movimento de membros e atividades internas. Além disso, cuide da organização de cultos, cerimônias batismais e da Santa Ceia.

3. Visitação - Realize visitas frequentes, priorizando os enfermos, interessados e membros afastados. Também dedique atenção especial aos que enfrentam dificuldades, oferecendo apoio e encorajamento.

4. Evangelismo e Ação Missionária - Promova a devolução fiel dos dízimos e ofertas, e incentive o estudo bíblico e a oração. Esteja comprometido em apoiar os ministérios da Igreja e fortalecer o crescimento espiritual dos membros.

5. Relacionamento com o pastor - Trabalhe em harmonia com o pastor, assumindo responsabilidades pastorais quando necessário, como visitas e cerimônias. Apoie os planos da ANPa, mantendo a cooperação com os administradores regionais.

6. Apoio ao bem-estar da congregação - Cuide da integridade dos cultos, zele pela qualidade musical e do ambiente litúrgico. Utilize de tato e cortesia em correções e busque sempre promover a união e a paz na igreja.

7. Coordenação de programas especiais - Além de acompanhar o calendário denominacional, planeje e promova atividades em datas especiais, como Dia das Mães, Ano Novo, entre outros, integrando a congregação e fortalecendo o ambiente familiar.

3) Orientações Gerais:

• Conselho de Anciãos - A igreja pode eleger um Conselho de Anciãos, coordenado pelo pastor ou ancião designado, para distribuir responsabilidades e promover o bem-estar da congregação.

• Planejamento de cultos - Defina com antecedência a escala de pregadores, organizando as responsabilidades da plataforma. Em caso de ausência, é fundamental que o ancião escalado faça os arranjos para substituição.

• Relacionamento com a Associação - Mantenha comunicação ativa com o escritório da ANPa, promovendo as campanhas e atividades regionais e incentivando a congregação a participar.

• Treinamento e capacitação - A Associação Ministerial oferece treinamentos, mas o pastor local é o principal responsável pela formação contínua dos anciãos, incentivando-os a desenvolver habilidades de liderança e de apoio espiritual. Faça parte dos cursos e busque sempre estar informado sobre as próximas capacitações.

• Gestão de crises - Sempre que houver uma crise ou questão sensível na igreja, informe e aja em conjunto com o pastor e, se necessário, com a Associação, para manter a harmonia e a integridade da congregação.

Lembre-se que sua missão é cuidar para salvar! Que Deus te use e capacite para viver a orientação de Lucas em Atos 20:28 cuidando de si e das ovelhas confiadas a você por Deus. Sigamos todos envolvidos na missão!

Fonte: Manual da Igreja, Ed. 2023, disponível em: https://recursos.adventistas.org.pt/secretaria/manuais-e-guias/manual-da-igreja/.

Para materiais e novidades clique abaixo e acesse a central de downloads:

  • Compartilhar: