Ministério da Criança
Guia para Líder do Ministério da Criança
1) Inspiração: Você e a missão!
“A mais tenra criança que ama e teme a Deus, é maior aos Seus olhos do que o homem mais talentoso e instruído que negligencia a grande salvação. [...] A alma da criança que crê em Cristo é tão preciosa a Sua vista como são os anjos ao redor do Seu trono. Elas devem ser levadas a Cristo e educadas para Ele. Devem ser guiadas no caminho da obediência, não condescendendo com o apetite ou a vaidade” (Ellen G. White, O Lar Adventista, p. 279).
Deus chama Sua igreja para que conduza as crianças a Cristo desde cedo, educando-as no caminho da obediência e protegendo-as de influências que desviem seus princípios. Cuidar da espiritualidade das crianças é semear um futuro firme na fé.
2) Todos envolvidos na missão: Suas principais atribuições!
O enfoque do Ministério da Criança é a participação. A criança que se sente incluída será levada a continuar se envolvendo na comunidade da igreja. Assim, é necessário atuar de maneira estratégica.
1. Ensino - Ensine a teologia e metodologia do “deixar as crianças ir a Cristo”.
2. Visão e ação - Reconheça a importância dos primeiros anos de vida, quando a mente e o coração são mais suscetíveis ao evangelho. Conquistar a afeição das crianças a fim de atraí-los à Igreja e ao Senhor.
3. Inclusão na igreja - Atue para garantir a inclusão das crianças em todos os programas e atividades da igreja. Utilize o Manual “Vinde a Mim”, um material muito especial que explica com detalhes esta temática de inclusão.
4. Inclusão dos não-adventistas - Garanta que as crianças de outras religiões tenham atividades das quais possam participar e que sejam compreendidas, tanto nas classes quanto em Pequenos Grupos, Aventureiros, Escola Cristã de Férias, Evangelismo Kids e outros.
5. Parceria - Mantenha a parceria com o Ministério do Adolescente, Escola Sabatina, Desbravadores, Aventureiros, Ministério das Possibilidades, entre outros. Em conjunto com os diretores destes departamentos, realize atividades que extraiam o melhor de cada área para aplicar às crianças.
6. Escola Sabatina - Fortalecer a Escola Sabatina utilizando de programas e projetos definidos pela DSA, UNB e ANPa.
7. Evangelismo - Realizar o Evangelismo Kids em sua igreja local (não apenas os distritais). Utilize os quatro pilares do Evangelismo Kids e colha os frutos deste trabalho levando almas a Cristo.
8. Quartas Kids - Inclua no calendário da igreja as Quartas Kids, que deverão ter programações especiais feitas pelas crianças. Incentive-as a pregar, cantar e orar nestes cultos especiais.
9. Amizade - Implementar o projeto Amigos de Jesus incentivando o culto familiar, uma ponte entre a igreja e a família. Todas as classes devem ter uma bolsa com o manual para realização do culto familiar diário. Outros itens de apoio também devem compor o kit para execução deste projeto em cada lar, inclusive no seu, se houver crianças.
10. Uso de material de apoio - Faça uso dos materiais fornecidos pela Divisão, União e Associação, que ensinem os pais, professores e pastores a como engajar as crianças em uma aprendizagem significativa da Bíblia.
11. Preparo de materiais - Faça materiais que auxiliem os pais, professores e pastores a orientarem as crianças no estudo da Bíblia.
12. Treinamento - Participe dos treinamentos para o novo curriculum do Departamento Infantil em 2026. Com a mudança do tema para Vivo em Jesus, será de extrema importância se manter atualizado e preparado.
13. Intercessão - Orar pelas crianças e com elas, amando-as e fazendo-as sentir-se valorizadas.
3) Orientações Gerais:
• Programas com propósito - Atue para implementar programações para todas as crianças e em diferentes épocas do ano, de modo que todos possam ser parte da Igreja. Exemplos: escola sabatina dos departamentos infantis, adoração infantil (use o manual anual para que todos os sábados todas as crianças recebam as mesmas histórias em todas as igrejas; as histórias são sequenciadas e feitas especialmente para as crianças. Evite histórias que não estejam no manual), ano bíblico ilustrado, coral de crianças, clube de pregadores infantis (Evangelistas Kids), etc. Realize também atividades para crianças não adventistas. Exemplo: Escola Cristã de Férias, clube bíblico na vizinhança, pequenos grupos para mães com recém-nascidos, etc.
• Escola Sabatina - Implemente projetos para fortalecer a Escola Sabatina na Igreja. Utilize de metodologia de ensino e incentivos para o estudo da lição. Realize o Projeto Maná e promova a implantação do Espaço Soul + em Cristo.
• Amizade - Implemente o projeto Amigos de Jesus para incentivar as famílias a realizarem o culto familiar, bem como para promover orientação e instrução aos pais sobre o tema. Faça uso dos kits disponibilizados para este projeto.
• Planejamento - Toda estratégia começa com um bom planejamento. Você pode fazer semestral ou anual, seguindo o calendário da ANPA e da sua igreja local. Ainda dentro do planejamento deve haver um esquema de atualização, definindo os responsáveis por cada atividade do departamento em sua igreja local.
• Parceria - Esteja em sincronia com o Ministério dos Adolescentes e também Escola Sabatina. Faça reuniões para definir estratégias e atividades que envolvam ambos os departamentos. Assim, será possível otimizar o trabalho e o alcance dos projetos implementados. Utilize também de outros departamentos para melhorar o engajamento do seu, como o de comunicação, aventureiros e evangelismo, por exemplo.
• Contato com a ANPA - Esteja atento aos comunicados da Associação para agir em sincronia com outras Igrejas na realização das atividades em sua Igreja.
• Calendário DSA, UNB e ANPa - Esteja atento ao calendário de atividades da Divisão Sul-Americana, União Norte Brasileira e Associação Norte do Pará para implementar os projetos de nível amplo. Utilize os materiais de apoio disponibilizados para aplicá-los. A página do Ministério da Criança (downloads.adventistas.org/pt/departamento/ministerio-da-crianca/) divulga todos os conteúdos, que podem ser baixados para uso, como por exemplo artes e cadernos de atividades.
Lembre-se que sua missão é levar os pequenos aos reinos dos céus! Que Deus te use e capacite para viver na sua igreja a realidade de Mateus 19:14, que diz: “Deixai os pequeninos, e não os impeçais de vir a mim; porque dos tais é o reino dos céus”. Sigamos alinhados no propósito de evangelizar a todos.
Para materiais e novidades clique abaixo e acesse nossa central de downloads: