Associação Norte do Pará

Presidência

Presidência


  • Compartilhar:

COMPROMISSO TOTAL COM DEUS 

 DECLARAÇÃO DA

RESPONSABILIDADE ESPIRITUAL DA FAMÍLIA DA FÉ

A ordem divina – A história da Igreja Adventista do Sétimo Dia está repleta de exemplos de indivíduos e instituições que foram e são testemunhas vibrantes de sua fé. Devido a seu ardente compromisso com seu Senhor e apre- ciando profundamente Seu ilimitado amor, todos possuem o mesmo alvo: falar das boas-novas aos outros. O texto bíblico chave que os motivou, texto que inflama os adventistas em todas as partes, conhecido como a Comissão Evangélica, a ordem do próprio Senhor, está registrado em Mateus 28:19 e 20, que diz: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.” Outras versões, como a Nácar-Colunga, traduzem: “Ide, pois; ensinai todas as gentes...” Essa ordem, do próprio Senhor, é simples, bela e cativante. É para todo o seguidor, quer membro, pastor ou administrador: Ide... ensinai... batizai... fazei discípulos. Esse princípio é a faísca que inflama a Missão da Igreja e estabelece o padrão para qualquer averiguação e avaliação do sucesso. Essa ordem compete a todos, qualquer que seja a responsabilidade, quer sejam membros voluntários ou obreiros da igreja. Ela abrange todos os elementos da vida da igreja, da igreja local à Associação Geral, da escola e colégios, casas publicadoras, instituições de saúde e organizações de alimentos saudáveis. O compromisso está implícito nos votos batismais, nas declarações de Missão, nos alvos e objetivos, nas praxes e nos regulamentos e estatutos “para testemunhar de Sua terna salvação”, “para facilitar a proclamação do evangelho eterno”, “para suprir as multidões com o pão da vida”, e “para fortalecê-los no preparo para Seu breve retorno”. A ordem quádrupla de “ir”, “ensinar”, “batizar”, “fazer discípulos”, ressoa em todos os lugares em que os adventistas do sétimo dia trabalham ou se reúnem. À medida que a Igreja cresce em tamanho e complexidade, mais e mais membros, pastores e administradores têm perguntado seriamente como a Igreja se relaciona com a Comissão Evangélica. As rodas e engrenagens da Igreja apenas apresentam produtos e serviços acima da média que não podem ser pronta- mente distinguidos de seus similares seculares? Ou a Igreja se assegura de que seus produtos e serviços básicos revelam ao mundo o caminho da vida eterna? Nada deve ser excluído dessas questões, quer seja o culto na igreja local, ou os rogramas ou produtos dos campos ou das instituições da Igreja.

É chegado o tempo em que a Igreja como um todo deve perguntar e responder às difíceis questões sobre como ela se relaciona com o princípio orientador da Comissão Evangélica. Como esse princípio pode ser realizado na vida dos membros, pastores e das congregações? Como podem aferir seu progresso no cumprimento da Comissão Evangélica? Como as universida- des, colégios, escolas de Ensino Fundamental e Ensino Médio, fábricas de alimentos saudáveis, as clínicas e instituições de saúde de elevada comple- xidade, as casas publicadoras e os centros de mídia da Igreja cumprem sua responsabilidade com base na Comissão Evangélica?

Esse desafio requer uma abordagem franca e analítica na determinação de onde a Igreja se encontra em relação à ordem do Senhor. Não é suficiente medir o sucesso por padrões seculares, não é suficiente dar prioridade a esses padrões. O compromisso total para com Deus envolve, essencialmente, a total aceitação dos princípios do cristianismo apresentados na Bíblia e apoiados pelo Espírito de Profecia. As congregações, instituições, obreiros e membros da Igreja podem facilmente se satisfazer com os alvos alcançados, com os fundos levantados, com as construções concluídas, com os balanços equilibrados, com as autorizações conseguidas ou renovadas e ainda deixar de cumprir sua responsabilidade diante de Deus com respeito à Comissão Evangélica. A primeira e constante prioridade da Igreja deve ser a ordem do Senhor: Ide... ensinai... batizai... fazei discípulos.

Embora a Comissão Evangélica não mude, seu cumprimento é demonstrado de diferentes maneiras. Um pastor trabalha em um con- texto diferente do que o do professor em sala de aula, do médico ou do administrador de uma instituição. Quer seja uma função pessoal ou institucional, cada um é responsável diante da ordem de Deus. Dentre os grandes benefícios resultantes da avaliação de sua eficácia, estará o aumen- to da confiança que se desenvolve à medida que cada membro, pastor, administrador e instituição da Igreja cumprir essa prioridade e der-lhe a devida atenção.

     A família de Deus reconhece que cada pessoa é individualmente responsá- vel diante de Deus. Ao mesmo tempo, os crentes são admoestados a exami- nar a si mesmos (ver 2Co 13:5). Tão certo como um processo de avaliação espiritual tem seu lugar na vida pessoal, assim o tem na vida organizacional. A avaliação espiritual, embora apropriada, é também uma questão muito delicada, pois os seres humanos vêm apenas em parte. A estrutura terrestre de referência está sempre limitada ao que se pode ver e à curta duração do tempo que cerca o presente. Contudo, há muito a se ganhar da avaliação

cuidadosa e abalizada da vida pessoal e organizacional.

É possível identificar vários princípios que podem pautar tal avaliação. Embora toda tentativa seja incompleta, as seguintes áreas de avaliação espe- cífica irão aumentar a conscientização da responsabilidade de prestar contas a Deus e à missão, que é uma parte integral do relacionamento e compro- misso cristão para com Ele. A seguinte relação não esgota todas as áreas que necessitam de atenção, mas os princípios aqui delineados se aplicam também a outras pessoas, organizações e instituições.

O que envolve o “Compromisso Total com Deus” para cada membro da igreja – Cada adventista do sétimo dia, quer obreiro ou mem- bro voluntário, recebeu a promessa do Dom do Espírito Santo que lhe

permitirá crescer espiritualmente na graça do Senhor e lhe dará poder para desenvolver e usar os dons espirituais no testemunho e serviço. A presença do Espírito Santo na vida do crente é demonstrada ao:

  1. Manter um lar cristão onde os padrões e princípios de Cristo são ensinados e exemplificados.
  2. Viver uma vida de regozijo na certeza da salvação, movida pelo Espírito Santo para dar aos outros um testemunho pessoal eficaz e desenvolver com Cristo um caráter amável, consoante com a vontade de Deus revelada em Sua Palavra.
  3. Usar os dons espirituais concedidos por Deus a cada um.
  4. Dedicar o tempo, os dons espirituais e os recursos, com oração e sistematicamente, na proclamação do evangelho e, quer individualmente ou como parte da família da igreja, tornar-se o “sal” e a “luz” do Senhor ao partilhar o amor de Deus na vida da família e no serviço assistencial, sempre motivado pelo senso da breve volta do Senhor e de Sua comissão de pregar Seu evangelho fora e dentro do lar.
  5. Participar em um plano sistemático de crescimento espiritual e avaliação de alguém que anda com Deus, ao formar uma sociedade espiritual mutua- mente responsável, cujo principal objetivo é, em oração, ajudar uns aos outros.

O que está envolvido no “Compromisso Total com Deus” para um pastor de igreja – Um pastor adventista do sétimo dia, chamado e capacitado pelo Espírito Santo, motivado pelo amor às almas, conduz os pecadores a Cristo como o Criador e Redentor e lhes ensina como partilhar sua fé e ser discípulos eficientes. Ele comunica regularmente uma dieta espiritual equilibrada e reno- vada, como resultado de sua comunhão com Deus e com Sua Palavra. O pastor mostra a graça salvadora e o poder transformador do evangelho ao:

  1. Empenhar-se por tornar sua família um modelo do que o Senhor espera do casamento e da família.
  2. Pregar sermões fundamentados na Bíblia e centralizados em Cristo, que nutram os membros e apoiem a Igreja mundial e que ensinem as cren- ças fundamentais com um senso de urgência enraizado na compreensão profética, tal como ensina a Igreja Adventista do Sétimo Dia.
  3. Convidar a todos para que se submetam ao poder transformador do Espírito Santo, a fim de que o evangelho possa ser manifestado na vida compassiva do crente movido pela fé.
  4. Conduzir a congregação em uma forte atividade evangelizadora, que resulte não apenas num acréscimo da irmandade, mas também no estabe- lecimento de novas congregações, mantendo, no entanto, um forte apoio à obra local e mundial da Igreja.
  5. Dar evidências de um ministério eficaz, à medida que a família de Deus aumenta numericamente e cresce na experiência espiritual e na ado- ração, apressando, assim, a volta do Senhor.
  6. Dar prioridade ao crescimento espiritual pessoal e à eficácia na missão ao participar, regularmente, em processos de avaliação dos resultados espi- rituais. A Divisão desenvolverá um modelo de avaliação para ser aplicado em cada União/Associação/Missão que inclua um módulo de autoavaliação como também aspectos referentes à responsabilidade do pastor para com a(s) congregação(ões) e para com a organização mundial da Igreja.

O que envolve o “Compromisso Total com Deus” para uma igreja local – Uma congregação adventista do sétimo dia atua criativamente

70

e com um sentido de autocrítica, como uma comunidade que testemunha e edifica, facilitando a proclamação do evangelho tanto em nível local como nacional e também global. Uma congregação assim vive no mundo como o “corpo de Cristo”, mostrando a mesma preocupação e ação positiva para com aqueles com os quais entra em contato, assim como o Senhor fez em Seu ministério terrestre ao:

  1. Demonstrar absoluta segurança na graça salvadora de Cristo e com- promisso para com os ensinos distintivos de Sua Palavra.
  2. Compreender e aceitar seu papel como parte de um movimento final que tem a responsabilidade, em nível local, nacional e global, de propagar o evangelho.
  3. Desenvolver planos estratégicos para transmitir as boas-novas em sua comunidade, tendo como alvo garantir que as pessoas compreendam como Jesus pode transformar sua vida e prepará-las para Seu breve retorno, e ao ajudar a estabelecer novas congregações.
  4. Edificar a vida dos membros e de suas famílias a fim de que cresçam espiritualmente e prossigam confiantemente na Missão e verdades expressa- das pela Igreja remanescente.
  5. Reconhecer o privilégio de ser uma congregação adventista do sétimo dia e sua correspondente responsabilidade para com a família mundial de igrejas adventistas do sétimo dia, conforme especificado no Manual da Igreja, ao aceitar e implementar planos amplos que permitam a difusão do evangelho em contextos cada vez mais abrangentes; e ao participar no sistema organizacional, financeiro e representativo da Igreja, destinado a facilitar a ação missionária mundial.
  6. Participar em um plano de avaliação que leve a congregação a des- cobrir quais são seus pontos fortes e fracos, e quais são os avanços feitos em sua missão de ensinar, batizar e fazer discípulos. O plano de avaliação normalmente será um programa de autoavaliação realizado anualmente por toda a congregação reunida em assembleia. Ainda que periodicamente, deverá incluir uma avaliação da participação na Organização maior a que pertença, e da responsabilidade para com ela. Cada Divisão ajudará no desenvolvimento do processo de avaliação, em consulta com as Uniões e as Associações/Missões locais, para ser utilizado dentro de seu território.

O que envolve o “Compromisso Total com Deus” para as escolas

Um colégio de nível Fundamental ou Médio cria um clima que nutre os alunos mental, física, social e espiritualmente, e instila neles confiança na per- tinência, no papel, na mensagem e na missão da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Os colégios proveem excelência na educação adventista ao:

  1. Desenvolver, para a instituição, um plano-mestre espiritual abrangente e um currículo para todas as matérias que, além da excelência acadêmica, apoiem a visão mundial dos Adventistas do Sétimo Dia e integrem a fé com o ensino.
  2. Empregar professores adventistas do sétimo dia totalmente comprome- tidos e profissionalmente competentes, que integrem a fé com o conhecimen- to ao inspirar seus alunos para que sejam bons cidadãos e membros de Igreja.
  3. Trabalhar com os pais e as congregações locais para assegurar que cada aluno conheça as reivindicações de Cristo e tenha a oportunidade de se decidir em favor dEle e ser batizado.
  4. Transmitir aos alunos uma compreensão da razão bíblica da existência do povo de Deus nos últimos dias e de como podem participar no cumpri- mento da missão da Igreja.
  5. Envolver o pessoal da escola e os alunos nas atividades de ação mis- sionária, de acordo com a faixa etária deles, planejando oportunidades de testemunho na comunidade.
  6. Participar sistematicamente de um processo de avaliação espiritual desenvolvido pela Divisão e executado pelas Uniões/Associações/Missões, que gere relatórios anuais para apresentar à instituição e aos delegados da assembleia do campo local.

O que envolve o “Compromisso Total com Deus” para as instituições de nível superior e universidades – Uma instituição superior ou universidade adventista do sétimo dia oferece, aos jovens adventistas e a outros jovens das localidades circunvizinhas que desejem ter a oportunidade de estudar em um ambiente adventista, uma educação de nível superior e/ou de pós-graduação, academicamente sólida, demonstrada ao:

  1. Desenvolver um plano-mestre espiritual abrangente, proposto e aprova- do pela Comissão Diretiva da entidade, que identifique as verdades e valores espirituais, tanto cognitivos como relacionais, que a instituição se compro- meteu a transmitir aos estudantes; e indique em que oportunidades de um determinado período, e mediante que meios esses valores serão transmitidos.

Manter um ambiente, quer seja na sala de aula ou no campus, que garanta oportunidades tanto para a instrução acadêmica como para encontros

  • Compartilhar: