Associação Norte do Pará

Ministério da Música

Ministério da Música


  • Compartilhar:

Orientações para o Líder do Ministério da Música na Igreja Adventista do Sétimo Dia

  1. Inspiração: Você e a missão! 

“E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.” (Apocalipse 14:7).

“O canto é um dos meios mais eficientes para impressionar o coração com verdades espirituais.” (Ellen White, R.H., 6 de junho de 1912).

O Ministério da Música coordena toda a atividade musical da igreja e contribui para que as canções sejam utilizadas com equilíbrio e coerência na proclamação da verdade e na adoração a Deus.

2) Todos envolvidos na missão: suas principais atribuições!

  1. Diretores de Música devem trabalhar lado a lado com o pastor ou com os anciãos a fim de que as músicas selecionadas estejam relacionadas com o tema do sermão ou da programação.
  2. Providenciar música especial e um responsável pelo louvor congregacional para todos os cultos da igreja. Avaliar e escolher músicas buscando a adoração a Deus, a edificação da igreja e a salvação do mundo.
  3. Promover o novo hinário adventista e organizar as músicas na liturgia da igreja.
  4. Organizar um ministério de louvor para fortalecer os momentos de adoração e o louvor congregacional.
  5. Promover eventos para fortalecer a consagração dos músicos da igreja.
  6. Capacitar os músicos para que a sua aparência pessoal reflita o padrão de modéstia e decência apresentado pela Bíblia.
  7. Apoiar os evangelismos realizados pela igreja.
  8. Realizar palestras, sermões, seminários ou festivais de louvor envolvendo cantores ou grupos e fortalecendo os princípios musicais da igreja. Dessa forma, é possível evitar que a música seja motivo de discussões ou atitudes radicais. A busca pelo padrão divino deve ser guiada pelo amor e oração, e não pela imposição.
  9. Encorajar os membros a desenvolverem seus talentos musicais, estabelecendo um coral, quarteto, grupo musical, orquestra ou fortalecendo um talento individual.
  10. Dentro do possível, adquirir algum instrumento musical próprio para fortalecer o louvor e a formação musical.
  11. Trabalhar em parceria com a sonoplastia no planejamento e organização do programa musical da igreja.

3) Orientações Gerais: 

Encontro de músicos: Realize na sua igreja um encontro especial com curso, aulas, concertos, palestras, lançamentos, ensaios e devocionais. Dessa forma, é possível oferecer apoio técnico aos cantores, músicos, grupos vocais e instrumentais, visando à boa qualidade na adoração e louvor.

Educação Musical: Organizar um coral de crianças como forma de nutrição espiritual, unindo a família da igreja, e também como forma de evangelismo. Além disso, é um meio de preparar futuros músicos que possam servir à igreja.

Segurança: A saída ou recebimento de grupos musicais, ou cantores, deve ser acompanhada de uma recomendação oficial da igreja da qual são membros. Essa atitude valoriza os bons músicos e traz segurança à igreja.

Lembre-se que sua missão é promover adoração em prol da salvação! Que Deus te use e capacite para viver na sua igreja a realidade de 1 Coríntios 1:10, "que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer”. Sigamos todos envolvidos na missão! 🙂

Fonte: Manual da Igreja, Ed. 2023, disponível em: https://recursos.adventistas.org.pt/secretaria/manuais-e-guias/manual-da-igreja/.

Para materiais e novidades acesse abaixo o nosso canal de downloads:

  • Compartilhar: