Centenas de avós foram homenageados nas Escolas Adventistas de Minas Gerais

O dia 26 de julho é o dia daqueles que nos dão os melhores conselhos, os melhores abraços e as melhores gostosuras para comer: nossos queridos avós! E é claro a data não podia passar em branco, por isso, ao longo do mês, lindas homenagens foram feitas pelos alunos dos Colégios Adventistas espalhados pelo estado de Minas Gerais.
As programações reuniram centenas de alunos e familiares em momentos marcados por muita emoção. As atividades incluíram apresentações musicais, mensagens de carinho, brincadeiras e entrega de presentinhos, tendo como propósito valorizar o papel dos avós na formação das crianças, tanto em aspectos afetivos quanto espirituais.
Leia também:
- Chamados para servir: adolescentes são enviados para viver a missão em Mar de Espanha
- Corpo de Bombeiros de Alfenas abre as portas para desbravadores e despertam o desejo de ajudar o próximo e salvar vidas

Joaquim Braz é avô da pequena Vitória, estudante do Colégio Adventista de Varginha, e se sentiu honrado com as homenagens, pelo cuidado e preocupação demonstrados durante o programa. Além disso, se emocionou ao relembrar a própria infância durante as brincadeiras. Ele conta:
“Eu sinto que fui levado para o passado. Me lembrei de muitas brincadeiras que eu fazia com minhas filhas e de quando eu era menino, para mim foi maravilhoso. Eu me senti naquelas crianças, como quando eu era menino, eram dias felizes.”

Para ele, os avós têm uma parte muito importante a desempenhar na vida dos seus netos:
“Nós temos uma experiência muito longa, e através delas podemos participar com nossos netos, ajudando, encaminhando e orientando, principalmente nos estudos. Nós devemos amá-los, considerá-los e fazer com que sejam pessoas decentes, pessoas que honrem não somente os avós mas também os seus pais e todas as pessoas que circulam ao seu redor.”
Mas por trás de cada apresentação, decoração e lembrancinha entregue, uma equipe dedicada sonhou, planejou e trabalhou para tornar cada momento possível. Simone Kosak Javorski da Silva, coordenadora pedagógica do Colégio Adventista de Juiz de Fora, afirma que tudo foi pensado em detalhes para resultar em momentos repletos de carinho. E de acordo com ela, os esforços não vieram apenas dos profissionais:
“As crianças aproveitaram todos os momentos. Durante os ensaios foi possível perceber que estavam se dedicando e ensaiando com muito carinho, o que ficou nítido na apresentação. As crianças conseguiram passar todo o amor e o carinho que sentem pelos avós através das homenagens, que foram perfeitas, como consequência ficaram muito felizes pelo que fizeram e se sentiram gratos”, afirma a coordenadora.

A convivência entre avós e netos é uma troca rica e importante para a Educação Adventista. Enquanto os avós compartilham suas histórias, valores e experiências de vida, os netos retribuem com alegria, curiosidade e afeto sincero. É nisso que Leonardo Dias, diretor do Colégio Adventista de Pouso Alegre acredita, e enfatiza:
“O Dia dos Avós é uma data muito especial na Escola Adventista, celebrada todos os anos com carinho e gratidão. Esse momento tem como objetivo valorizar a sabedoria, o amor e o exemplo de fé que os avós representam na vida de nossos alunos. Além de fortalecer os laços familiares, a comemoração reforça os princípios cristãos que cultivamos diariamente em nossa escola. É sempre uma alegria abrir as portas para esses familiares tão queridos e homenagear sua presença fundamental na formação das novas gerações.”
