Associação Norte do Pará

Missões pela América do Sul marcam as vidas de alunos da Educação Adventista

Missões pela América do Sul marcam as vidas de alunos da Educação Adventista


  • Compartilhar:
Grupo que esteve na Bahia (Foto: Arquivo Pessoal)

Participar de uma missão com os colegas de escola despertou em Luiz Maccagnan a vontade de cursar Teologia e ser um pastor. O estudante do 3º ano do ensino médio esteve na Bahia entre os dias 19 e 30 de junho com outros 18 missionários do Colégio Adventista Portão, localizado na capital do Paraná. O grupo revitalizou um instituto que atende dependentes químicos, plantou um pomar onde ficaram hospedados, no Centro Universitário Adventista de Ensino do Nordeste (UNIAENE), distribuiu roupas doadas e realizou cultos em comunidades de baixa renda.

Luiz não pensava em ir nessa viagem a princípio nem em ser teólogo. Porém, ao conhecer o projeto, se dedicou e conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para os custos. Em solo baiano, diz ter sentido a presença de Deus nas atividades que promoveram e a experiência o fez voltar diferente para casa.

Leia também:

“Na nossa última noite na Bahia, eu senti algo muito forte durante bastante tempo e me veio na cabeça a vontade de fazer Teologia. Semanas depois, eu ainda penso nisso. Não sei se esse é o propósito de Deus para a minha vida ainda, mas se for, eu vou abraçar com toda certeza mundo. Essa missão me ajudou a ver a vida e as pessoas de uma forma diferente. Me mostrou o quão grande é Deus e o quão maravilhoso Ele é em nossas vidas. E, fazendo Teologia ou não, tenho a plena certeza de que vou viver a minha vida para espalhar o evangelho e a Palavra de Deus”, afirma o adolescente.

Do Paraná para a diversidade sul-americana: missões envolvem alunos em cinco locais do continente

Grupo que esteve no Uruguai (Foto: Arquivo Pessoal)

A viagem ao nordeste fez parte de cinco missões envolvendo 211 voluntários que ocorreram entre os dias 17 de junho e 3 de julho. Alunos e equipe de apoio de nove unidades da Educação Adventista da região central do Paraná (Associação Central Paranaense) foram para Argentina, Bolívia, Espírito Santo e Uruguai, além da Bahia.

Argentina

Alguns familiares também participaram da missão na Argentina (Foto: Arquivo pessoal)

A delegação mais numerosa, com 64 pessoas, esteve em Buenos Aires dos 17 de junho a 1º de julho. O grupo dos colégios de Araucária e Boqueirão, em Curitiba, promoveu uma Escola Cristã de Férias para crianças da comunidade e realizou reformas e pinturas em duas igrejas adventistas locais: Frino e Sagrada Família.

Para Lohana Neves, aluna do 3° ano, “a mudança de cultura foi forte: línguas diferentes, costumes diferentes, pessoas diferentes e ambientes novos. Mas a simplicidade dessas diferenças foi algo que aprendi a valorizar bastante. Foi precioso desfrutar de cada momento. Sou muito grata ao Senhor por me permitir fazer parte desse ministério que amo desde pequena”, detalha.

Uruguai

Equipe ficou no internato adventista, onde realizou também cultos (Foto: Arquivo pessoal)
Alunos ajudaram na revitalização do IAU (Foto: Arquivo pessoal)

No país que faz fronteira mais ao Sul do Brasil, “a missão deixou marcas de fé, serviço e solidariedade não apenas em quem foi alcançado, mas também em cada voluntário que se dispôs a servir. A entrega de todos os envolvidos transformou realidades e fortaleceu a certeza de que servir ao próximo também é uma forma de adorar a Deus”, comenta o pastor Herbert Lindoso, do Colégio Adventista Ponta Grossa, que coordenou a missão junto com as unidades de Colombo e Guarapuava.  

O grupo de 50 missionários ficou na região de Canelones dos dias 24 de junho a 2 de julho, onde realizaram melhorias na infraestrutura do Instituto Adventista do Uruguai (IAU), promoveram uma Escola Cristã de Férias para as crianças da comunidade local, visitaram um asilo, prestaram apoio às igrejas da região, além de outros projetos comunitários e evangelísticos.

"A missão foi muito importante para mim porque eu pude me aproximar ainda mais de Deus e vê-Lo em cada detalhe — seja em uma canção, uma oração e até mesmo em um abraço. Claro que senti saudade de casa e da minha família, mas Deus foi meu combustível para trabalhar com força todos os dias”, relata Luiza Antunes, aluna do 2º ano.

Bolívia

Colégio do Boa Vista enviou 43 missionários (Foto: Arquivo pessoal)

“Ir em viagem missionária para a Bolívia mudou minha vida. Achei que iria levar ajuda e esperança, mas fui eu quem foi alcançada, fui eu quem mudou completamente e fui tocada pelo amor de Cristo. Em meio à simplicidade e aos olhos brilhantes daquelas pessoas, senti a presença de Deus como nunca antes. Minha fé ganhou um novo sentido. Meu propósito, um novo rumo”. Essas são as palavras de Bianca Nogueira Martins, aluna do 1° ano do ensino médio. Ela e mais 42 missionários ficaram na cidade de Warnes, região de Santa Cruz de La Sierra, dos dias 18 de junho a 1º de julho.

Voluntários cuidaram das pessoas e da estrutura local. (Foto: Arquivo Pessoal)

A equipe do Colégio Adventista Boa Vista, de Curitiba, realizou pintura, plantio de grama e reformas na Escola Adventista Jacinto Supo. Houve também investimentos em paisagismo e auxílio de 50% na compra de roçadeira para a escola.

O grupo organizou evangelismo em duas igrejas: Central de Warnes e Ciudad de Dios. Na parte social, distribuiu roupas, brinquedos e itens de higiene para famílias da comunidade Ciudad de Dios, e ⁠visitou um orfanato para crianças com deficiência, além de doar fraldas e alimentos para elas.

A experiência marcou Helena Júlia Oliveira do Nascimento, aluna do 2° ano. “Foi muito mais do que eu imaginei, foi algo extraordinário que mudou completamente meus pensamentos. Eu só quero agradecer a Deus, minha família e a Escola Adventista por ter proporcionado essa missão, que não foi somente para ajudar os outros, mas para ajudar a encontrar meu propósito”, disse a estudante nas redes sociais.

Espírito Santo

Alunos foram às ruas para arrecadar alimentos (Foto: Arquivo pessoal)

No território capixaba, o grupo de 32 missionários das unidades do Vista Alegre, de Curitiba, e Telêmaco Borba realizou diversas atividades no internato adventista em Colatina. Os voluntários ajudaram na reforma da estrutura, plantaram mudas de árvores, entregam livros missionários, realizaram classe bíblica esportiva, cultos, visitaram lar de idosos e orfanato, confeccionaram fantoches e arrecadaram alimentos e materiais de higiene pessoal.

“Foi uma experiência incrível e transformadora, não somente para as pessoas que abençoamos, mas para nós mesmos”, afirma o pastor Cristiano Baruffi, do colégio de Telêmaco Borba.

Livro missionário foi distribuído na comunidade (Foto: Arquivo pessoal)

Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou cadastre seu número via WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

  • Compartilhar: