Mordomia Cristã
Guia prático para Diretores da Mordomia Cristã na ANPA
1) Inspiração: Você e a missão!
“Muito, muitíssimo significa para nós sermos fortalecidos, dia a dia, pela Sua abundante graça, sermos capazes de compreender Sua vontade, sermos achados fiéis tanto no pouco como no muito. Quando tal for a nossa experiência, o serviço de Cristo será para nós uma realidade.” (Ellen G. White, Conselhos sobre Mordomia, p. 111).
A verdadeira mordomia cristã não está apenas em grandes ações, mas no compromisso sincero e constante de honrar a Deus em tudo. A comunhão com Deus é o primeiro passo para alcançar esta fidelidade e a Igreja precisa estar pronta para isso.
2) Suas principais atribuições!
A missão do Ministério de Mordomia Cristã é enfatizar o senhorio de Cristo, fortalecer a integração do evangelho com o estilo de vida cristão. Portanto, cada ação deve ter este propósito em mente.
1. Fortalecimento Espiritual – Incentive os membros a buscarem a Deus na primeira hora de cada dia. Essa prática de comunhão diária é fundamental para desenvolver uma vida cristã sólida e fiel na devolução de dízimos e ofertas, fortalecendo a adoração e o compromisso espiritual.
2. Renovação Espiritual – Promova a renovação e o crescimento espiritual dos membros. Essa renovação é o fundamento de todas as iniciativas do ministério e visa fortalecer a fé dos membros em todas as dimensões da vida cristã.
3. Educação sobre dízimos e ofertas – Ensine à igreja a importância dos dízimos e das ofertas como elementos de adoração, mostrando como eles sustentam a missão da igreja. Destaque o papel de cada membro na devolução fiel e sistemática de recursos.
4. Beneficência sistemática – Incentive a prática da beneficência, orientada pelo Espírito Santo, e ensine que o uso responsável dos recursos materiais é uma expressão da comunhão e gratidão a Deus.
5. Capacitação de líderes e membros – Desenvolva programas e materiais para capacitar líderes e membros a viverem os princípios da mordomia cristã. Esse apoio permite que todos compreendam e apliquem esses valores, fortalecendo a união e o compromisso da igreja com sua missão.
6. Autossustentabilidade das igrejas – Atue em parceria com o pastor local para alcançar uma maior autonomia financeira da igreja, buscando o planejamento e o gerenciamento de recursos para sustentar a missão local e mundial.
7. Gestão integral dos dons e recursos – A mordomia cristã inclui o cuidado e uso de todos os aspectos da vida, como corpo, mente, tempo, talentos, influências e bens materiais. Encoraje os membros a administrar esses dons com responsabilidade e compromisso para uma vida equilibrada e fiel ao chamado de Deus.
3) Orientações Gerais:
• Comissão de Mordomia Cristã – A igreja deve eleger uma comissão para o Ministério de Mordomia, liderada pelo diretor do departamento, que atuará em conjunto com o pastor e a Comissão Diretiva da Igreja. Cada membro da comissão pode assumir atribuições específicas, como organização de campanhas de doações, treinamentos para líderes, e suporte aos membros para uma vida de compromisso cristão.
• Colaboração com a Associação – Estabeleça uma relação contínua com o diretor de Mordomia Cristã da ANPa. Receba e implemente as orientações, materiais e diretrizes que são compartilhados, garantindo que as ações da igreja estejam alinhadas com a visão e missão da igreja a nível organizacional.
• Planejamento de Atividades de Mordomia – Realize um planejamento semestral ou anual para o MMC, definindo as metas e atividades principais, sempre alinhado com o calendário da Associação e da igreja local. Inclua ações de conscientização sobre a importância dos dízimos e ofertas, atividades de capacitação e campanhas de envolvimento.
• Apoio aos projetos da Igreja – Colabore com os projetos da igreja, destacando as oportunidades para que os membros pratiquem a generosidade e a fidelidade no uso de seus dons. Utilize a comunicação para conscientizar e engajar a igreja na importância de viver uma vida de parceria com Deus, refletindo a mordomia em todas as áreas.
Lembre-se que sua missão é levar cada membro da igreja a buscar a Deus como prioridade, de modo que isso reflita em todas as áreas de suas vidas! Que Deus te use e capacite para viver e ensinar o que diz em Marcos 12:30, amando ao Senhor de toda a sua alma.
Para materiais e novidades clique abaixo e acesse nossa central de downloads: