Diaconato
Orientações para Líder do Diaconato da Igreja Adventista do Sétimo
1) Inspiração: Você e a missão!
“O prazer de fazer bem a outros, comunica aos sentimentos um ardor que eletriza os nervos, vivifica a circulação do sangue, e produz saúde física e mental” (Ellen G. White, Serviço Cristão, p. 249 [205]).
Servir à causa do Senhor deve ser o foco do cristão, buscando ser bênção para outros. O seu desafio enquanto diretor do diaconato é viver e ensinar esta missão de servir para salvar!
2) Suas principais atribuições!
Muito mais do que passar recolher dízimos e ofertas, o diaconato envolve muitas atividades que emanam amor ao próximo.
1. Recepção e Assistência - Recepcione membros e visitantes durante os cultos e reuniões, ajudando a encontrar assentos e promovendo um ambiente acolhedor.
2. Visitação aos membros - Visite os lares dos membros da Igreja sistematicamente. Cada lar deve ser visitado pelo menos uma vez por trimestre. Ajude membros com necessidades especiais orientando sobre como podem ir à Igreja. Quando não houver a possibilidade de ir, visite-os também.
3. Dízimos e ofertas - Organize e oriente a coleta dos dízimos e ofertas durante os cultos. Seguindo a orientação do Manual da Igreja, acompanhe o tesoureiro na contagem do dinheiro.
4. Preparação para batismos - Cuide dos preparativos para as cerimônias batismais, providenciando vestimentas e assistência prática para os candidatos ao batismo, antes e após a cerimônia.
5. Preparação da Santa Ceia - No serviço de comunhão, prepare os elementos e utensílios, incluindo o pão, as taças de vinho e a organização da mesa. Auxilie na cerimônia do lava-pés, garantindo que tudo ocorra com reverência e organização.
6. Assistência aos doentes e necessitados - Visite e preste assistência aos doentes, pobres e aflitos. Este ministério inclui a obtenção de apoio financeiro da igreja, sempre que necessário, para atender a essas necessidades.
7. Cuidado e conservação do patrimônio - Em igrejas onde a responsabilidade pelo cuidado da propriedade não é atribuída a uma comissão específica, os diáconos e diaconisas são encarregados da manutenção e conservação dos espaços e itens da igreja, zelando pelo bom estado do patrimônio.
3) Orientações Gerais:
• Comissão de Diáconos e Diaconisas - Em igrejas com muitos diáconos e diaconisas, é recomendada a criação de uma comissão liderada por um diácono ou diaconisa-chefe, para facilitar a organização das atividades e responsabilidades. Essa estrutura também serve como espaço para o treinamento de novos diáconos e diaconisas.
• Integração com o pastor e anciãos - Trabalhe em harmonia com o pastor e anciãos, recebendo orientação e capacitação contínua para desempenhar suas funções com eficiência.
• Capacitação e treinamento - Faça uso dos materiais para treinamento fornecidos pela Associação Ministerial e se capacite para para atender bem a igreja e a comunidade.
• Apoio em Cerimônias e Eventos - Nos cultos e eventos, esteja preparado para qualquer necessidade prática que possa surgir, sempre com atitude servidora e pronta a auxiliar.
Lembre-se que sua missão é servir para salvar! Que Deus te use e capacite para viver na sua igreja a realidade ensinada em Marcos 10:43-45, pois Cristo foi o nosso maior exemplo e devemos demonstrar pela Igreja o mesmo amor que Ele demonstrou por nós. Sigamos todos envolvidos na missão!
Para materiais e novidades clique abaixo e acesse nossa central de downloads: