Associação Norte do Pará

Aventureiros

Aventureiros


  • Compartilhar:

Orientações para Líder de Aventureiros da Igreja Adventista do Sétimo Dia

  1. Inspiração: Você e a missão! 

"Mas Jesus, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus.“ Lucas 18:16

“Esse Espírito (Santo) aprecia se dirigir às crianças e expor-lhes os tesouros e maravilhas da Palavra. As promessas do grande Mestre cativarão os sentidos e animarão a alma da criança com um poder espiritual que é divino.” Conselhos a Pais, Professores e Estudantes, p. 172

O Clube de Aventureiros estimula o desenvolvimento integral das crianças com práticas recreativas, habilidades manuais simples e apreciação da natureza com foco espiritual.

2) Todos envolvidos na missão: suas principais atribuições!

A missão principal do Clube de Aventureiros é ajudar as crianças, desenvolvendo atividades para levar as crianças a:

  1. Desenvolver os aspectos físico, mental, espiritual e social dos meninos e meninas, em um ambiente seguro e agradável.
  2. Desenvolver nas crianças o amor a Jesus, ajudá-las a descobrir suas habilidades e usá-las de forma adequada.
  3. Desenvolver a criatividade e ensiná-las a colaborar e conviver em harmonia com os outros.
  4. Fortalecer o vínculo com a família e unir os pais aos seus filhos.
  5. Conduzir os juvenis à compreensão de seu valor individual, e a descobrirem seus dons e capacidades espirituais.
  6. Equipá-los e capacitá-los para uma vida de serviço na igreja e na comunidade.
  7. Contribuir a favor dos juvenis no contexto da igreja como família.
  8. Incorporar as dinâmicas bíblicas do companheirismo, fortalecimento espiritual, culto e missão.

3) Orientações Gerais: 

Tripé: Todo o programa está apoiado sobre um tripé – Família, Escola e Igreja. A família tem a prioridade, vindo em seguida a escola, com a igreja atuando como a base de sustentação das outras duas áreas.

Classe Bíblica: Cada clube deve ter sua classe bíblica. O material é fornecido pela ANPa, pois é feito em linguagem adequada para as crianças. 

SGC - O Sistema de Gerenciamento de Clubes vai disponibilizar cadastro do seu clube, bem como exigências necessárias para a regularização. Todos os clubes de aventureiros devem estar com o cadastro atualizado.

Condições seguras – Verifique todas as condições, sejam elas ambientais, equipamentos, programação e atividades, supervisão, treinamento, socorro e atendimento. Inclusive,  os voluntários devem ser criteriosamente avaliados: perfil psicológico, confiança, vida familiar, se é membro da igreja, história de saúde e repercussão, antecedentes criminais, instrução, experiência, habilidades, e referências.

Seguro anual obrigatório – Mantenha a Secretaria e o Seguro rigorosamente atualizados. Assim, as atividades normais do Clube estarão asseguradas. 

Autorização – Sempre peça aos familiares autorização de viagem, autorização de cuidados médicos, presença em saídas mais longas, aprovação das atividades a serem realizadas.

Direitos legais: A liderança precisa conhecer o Estatuto da Criança e do Adolescentes, além de promover encontros

Ranking Excelente - Envolve o cumprimento de requisitos, a cada três meses. Durante o cumprimento dos requisitos, os desbravadores e o clube estarão alinhados aos projetos da ANPA, UNB e DSA. No final do ano, os clubes participam de uma celebração para receberem o troféu de excelência. 

RFA - Envolve a Rede Familiar como ponto de apoio, de desenvolvimento e evangelismo. Consiste em fortalecer a relação com os pais, e oferecer estudos bíblicos para os familiares a fim de apresentar a eles o evangelho. 

Para materiais e novidades clique abaixo e acesse a central de downloads:

  • Compartilhar: